21
dez

Um pouco sobre o Race Across América

O Race Across America, ou RAAM, é uma competição ciclística que atravessa os Estados Unidos da Costa Oeste a Costa Leste e é uma das mais conhecidas e longas provas ciclísticas do mundo.

O RAAM, diferentemente do Giro d’Italia e do Tour de France, não acontece por etapas, mas sim por uma competição contínua, com cerca de 4 mil quilômetros percorridos em 8 dias, em média. Só quem já participou de uma competição deste tipo, ou a viu acontecer de perto pode dizer das experiências e dificuldades enfrentadas neste desafio.

No ano de 2007 fui chefe da equipe do Santista Cláudio Clarindo, que disputou o Race Across América, e pude acompanhar de perto como é viver esta emoção. Foram vários dias vivendo ao extremo, alguns destes isolados de outras pessoas, com um único objetivo: conquistar o seu melhor.

Já no ano de 2009, com um pouco de experiência no RAAM e mais uma vez chefiando a equipe de Cláudio Clarindo, pude viver os mesmos desafios, mas sempre com novas emoções e expectativas. Com muita garra, nossa equipe conseguiu conquistar o 7º lugar, uma vitória sem igual.

Participar do RAAM é uma emoção única, um desafio espetacular onde você pode conhecer seus limites e também superar muitos deles. Só quem já viveu sabe o gostinho especial que representa, mas vendo algumas fotos e vídeos (http://youtu.be/RC3qMJvoXJQ), um pouco do que representa pode ser sentido também para quem ainda não o conhece. E quem sabe um dia se interesse e venha experimentar um pouco de tudo isso?

Veja também

Comentários