5
mar

ULTRAMARATONAS

Ultramaratonas  como treinar   

Correr 42 km é um desafio pequeno para corredores que têm como foco as ultramaratonas. Trajetos que começam em 50 km e ultrapassam 250 km são as metas desejadas por esses atletas, que chegam a ficar até 50h correndo.

 Para encará-lo é indispensável ter ainda mais preparo e con­dicionamento físico do que já é exigido para os 42 km, e um historico esportivo. Ter uma base muscular e articular de quem já pratica esportes é fundamental para aguentar o impacto. A rodagem semanal aumenta e é preciso dedicação, além de uma boa condição cardiorrespiratória e trabalho muscular.

O aspecto psicológico e a capacidade de suportar a dor são questões tão importantes quanto os treinos. “Com a dor, vem a vontade de desistir. A dica é criar uma rotina de treinamento em que o psicológico seja colocado à prova a todo o momento, como treinar com sono e durante muitas horas”. 

MARATONA

colocado à prova a todo o momento, como treinar com sono e durante muitas horas”.

Experiência diversificada
Para começar, o ultramaratonista e treinador Valmir Nunes – recordista americano nos 100 km, com o tempo de 6h18’09” – indica experiência prévia em todas as distâncias convencionais, que vão dos 5 km aos 42 km.

Ao contrário das provas de corrida de rua, caminhar é uma estratégia da ultra: “Diferente de uma corrida por velocidade, na ultra há a possibilidade da caminhada. O segredo é ter longe­vidade e rápida recuperação, pois é muito agressivo para o corpo ficar por mais de 5h correndo”.

MARATONA

Rodagem semanal
É um pouco mais complexo do que simplesmente volume. É necessário analisar o histórico esportivo do corredor, a atual rotina de treinamento, qual foi o desafio mais longo e como foi. “É possível trabalhar com outras atividades ( ciclismo ) para que os treinos não sejam tão maçantes e fazer com que o risco de lesão diminua”.

 “Se voce  não era um maratonista muito rápido, apostar na qui­lometragem para ter força e resistência seria uma boa estrategia”. Recomenda se um volume que vai de 60 km a 80 km por semana para quem quer fazer uma prova de 100 km em 11h. “São 8 km a 10 km por dia, além dos longos nos fins de semana.Os longos de ciclismo tambem vem  como uma maneira de diminuir o volume de impacto,melhora cardiovascular e melhora da eficiencia mecanica.Treinar para uma Ultra nao se trata de velocidade, ou mesmo a distancia, mas sim treinar o tempo em seus pés. O Elemento é o treino longo: longo mas lento em dias sucessivos seguido de 1 a 2 dias de descanço total.

BOMS TREINOS!

Japao Carvalho

https://www.facebook.com/japao.carvalho

https://www.facebook.com/byjapao.sportmarketing?fref=ts
http://www.youtube.com/channel/UCYGPLfo8KhRkrxJFf0bMe0g

Veja também

Comentários