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Vamos acelerar o metabolismo?

Hoje quero incentivar aquelas pessoas que vivem colocando obstáculos e empecilhos para mudar a vida sedentária dando o primeiro passo na caminhada.

Muitos desejariam que ter um corpo bonito fosse um simples passe de mágica, como se o mágico te colocasse na cartola e tirasse um novo homem ou mulher. Mas a realidade é totalmente diferente dos shows de ilusionismo que vemos por aí. É muito mais complexo do que pode imaginar, mas começa com uma pequena atitude seguida de força de vontade para manter o esporte e esforçar na alimentação.

Não tem como fugir do imperativo, o correto é mudar! Abandonar pequenos hábitos na rotina são necessários para ver resultados. A minha proposta nessa semana é motivar você a ter uma rotina mais ativa ao incluir a caminhada no dia a dia. Os benefícios? Protege as artérias, perda de peso, mais autoestima, melhorias na saúde, afasta a depressão e estresse e prevenção contra doenças cardiovasculares. A cada movimento, diversos músculos entram em ação, o que gasta energia e acelera o metabolismo.

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Não se preocupe. A caminhada é fácil e tranqüila de praticar, além de ser completamente positiva para a saúde. Se a sua escolha é realmente abandonar aquelas desculpas de falta de vontade e tempo, visando cuidar de você, quero deixar 10 dicas para estimular o seu treino. Christian Barbosa é especialista em administração de tempo e produtividade e formulou essas etapas que devem ser observadas com atenção:

  1. Estabeleça metas de tempo e quilometragem a longo prazo;
  2. Coloque no papel todos os benefícios que o exercício proporciona;
  3. Descubra o seu principal motivo para caminhar e motive-se com ele;
  4. Procure informações para fazer tudo corretamente;
  5. Olhe-se no espelho após as caminhadas e cheque o bem que realmente ela lhe faz física e psicologicamente;
  6. Caminha em lugares calmos, descontraídos e bonitos;
  7. Arrume uma companhia ou utilize um mp3 para dar ritmo aos treinos;
  8. Planeje o horário do exercício para toda a semana e cumpra-os;
  9. Não arrume desculpas. Simplesmente faça o que se propôs;
  10. Respeite seus limites e não tenha pressa.

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Outra boa sugestão para quem tem tempo curto, é dividir os 30 minutos (necessários de exercício diariamente) em duas sessões de 15 minutos. Você irá adquirir resistência rapidamente e observar as melhoras. Estudos comprovam que caminhando o organismo dá sentido à sua anatomia e a muitas de suas funções. Para otimizar os resultados você deve variar o ritmo do passo elevando àqueles que você está acostumado, pois após algum tempo a “mesmice” diminui a eficácia da atividade e o corpo se adapta. Aí que tem uma orientação profissional faz toda a diferença! Mas não se prenda à esse quesito para caminhar!

Dentro de pouco tempo os resultados positivos serão combustível para que seja fácil e prazeroso dedicar uma hora de seu dia para caminhar!

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Bons treinos!

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