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A CORRIDA E SEUS BENEFICIOS

 

O efeito mais óbvio da corrida é que ela queima calorias e aumenta a taxa metabólica — o ritmo no qual o corpo usa energia. Isso pode ajudar no controle do peso. Correr também tonifica os músculos, principalmente na parte inferior do corpo. Estar tonificado e em forma facilita a realização de outras atividades físicas. Mas a corrida, ou qualquer outra forma regular de exercício, também afeta outros sistemas do corpo.

A corrida é uma forma de exercício aeróbico — a frequência cardíaca aumenta durante a atividade. Quando a frequência cardíaca aumenta, todo o sistema cardiovascular (coração e vasos sanguíneos) se exercita. Exercícios regulares fazem o sistema cardiovascular trabalhar de forma mais eficiente. Mas o que isso significa? O coração é um músculo. Portanto, quando a frequência cardíaca aumenta durante o exercício, o coração se exercita. Os exercícios regulares deixam o coração e as outras partes do sistema cardiovascular mais fortes, e as ajudam a trabalhar com mais eficiência. O coração bombeia mais sangue a cada batida. Isso, por sua vez, ajuda os vasos sanguíneos a reterem elasticidade. O maior volume de sangue também carrega mais oxigênio dos pulmões para outras partes do corpo. Os pulmões também se exercitam, em função do aumento da frequência respiratória durante uma corrida.

 

Mas por que esses efeitos são importantes? O controle do peso desempenha um papel fundamental na prevenção do diabetes tipo 2, doença na qual os açúcares dos alimentos não são adequadamente metabolizados. A incidência dessa doença está aumentando drasticamente em todo o mundo, principalmente em países sob rápida industrialização. Pessoas com diabetes têm maior probabilidade de desenvolver doenças renais e cardiovasculares, cegueira, gangrena e outras doenças.

Os exercícios regulares reduzem a pressão arterial, ajudando assim a controlar a hipertensão (alta pressão arterial). Os exercícios também aumentam o bom colesterol (lipoproteínas de alta densidade, ou HDL) e reduzem o mau colesterol (lipoproteínas de baixa densidade, ou LDL), o tipo de colesterol que se acumula nas artérias. Tudo isso ajuda a prevenir ataques cardíacos e derrames, além de outras doenças cardiovasculares.

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Outra vantagem da corrida é que ela é um exercício de impacto, no qual a força dos músculos sobre os ossos ajuda a aumentar a densidade óssea. Isso deixa os ossos mais fortes e mais saudáveis.

Se qualquer exercício aeróbico, de impacto, é uma boa forma de exercitar o corpo como um todo, por que escolher a corrida? A resposta é a simplicidade da atividade. A corrida pode ser praticada ao ar livre ou em ambientes fechados, como uma pista ou esteira. Exige muito pouco equipamento além de um bom par de tênis de corrida, e pode ser praticada tanto no inverno quanto no verão. Com a corrida vem o risco de lesões aos pés e pernas. Existem várias formas de prevenir ou minimizar esses problemas. Bons tênis de corrida, que sejam do número adequado e forneçam amortecimento e suporte ao peito do pé, ajudam muito na prevenção de lesões no pé. A maioria dos corredores alonga as pernas após uma corrida, para evitar que os músculos aquecidos se contraiam à medida que o corpo resfria. Usar bolsas de gelo sobre pontos doloridos após uma corrida ou crioterapia pode reduzir a inflamação.

 
 

Outra forma de se prevenir lesões é fazer cross-training, ou periodicamente substituir a corrida por uma forma diferente de exercício. A corrida movimenta mais um grupo muscular que outros. Quando um corredor pratica um tipo diferente de exercício — pedalada, natação ou remo (em aparelhos ou em um barco)—um grupo muscular diferente é exercitado.

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Segurança

Muitos corredores se exercitam em estradas públicas. Nesse caso, a segurança é de primordial importância. Existem várias precauções que os corredores podem tomar para permanecerem seguros enquanto estiverem se exercitando. Uma das regras mais básicas de segurança é usar roupas facilmente visíveis—cores vivas durante o dia, e, para se exercitar logo pela manhã ou no fim da tarde, roupas de cores claras que reflitam a luz e sejam visíveis aos motoristas.

 

É muito importante usar roupas adequadas para a estação do ano: roupas leves no calor, roupas mais grossas no frio. Correr no verão exige considerações especiais para se evitar insolações. Os corredores precisam levar muita água (ou correr em um local onde tenham acesso a água) e protetor solar. Em épocas particularmente quentes, é melhor correr logo cedo pela manhã ou no fim da tarde, e não na parte mais quente do dia.

Boas corridas!

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