13
jun

CORRIDA CROSS COUNTRY

O Cross country que começou na inglaterra no inicio do seculo XIX, é  bem diferente do que é hoje.Os corredores seguiam caminhos aleatorios , deixando para tras bolas de papel para que o grupo concorrente seguissem este caminho.o Com o passar do tempo o esporte se aprimorou e se tornou o que é hoje. Apesar da popularidade mundial foi banido dos jogos olimpicos apos o 1924 alegando que o esporte era improprio para ser praticado no verao.Mas em 1960 a IAAF – Associaçao Internacional das federaçoes de Atletismo, permitiu pela primeira vez a participaçao de mulheres na pratica e competioces de Cross Country.

CROSS COUNTRY

As competicoes de Cross Country , possuem regras e especificacoes diferentes.

Cada organizador  pode definir a distancia que os atletas irao percorrer, classificados por divisoes.Mesmo assim nao ha muita semelhança entre uma e outra prova de cross country existindo esta pluralidade. Nas competicoes amadoras internacionais, a IAAF exige uma distancia minima de 2000 m a 5000 m (1,25 a 3 milhas ) para mulheres e 12000 m( 7,5 milhas ) para homens. 

CROSS COUNTRY

Atletas notaveis :

Atletas notaveis do cross country incluem Kenenisa Bekele, um etíope que ganhou a medalha de ouro nas olimpiadas de 2004 na prova de 10km e a medalha de prata nos 5km, e fez a dobradinha ganhando a corrida curta e a longa nos campeonatos mundiais de cross country quatros anos seguidos.

Paulo Guerra, 4 vezes campeao europeu da modalidade, sera provavelmente o portugues mais destacado na modalidade e ainda carlos Lopes, que venceu tres campeonatos mundiais de cross country, em 1976,1984 e 1985, um feito que nenhum atleta europeu conseguiu entretanto apareceram os atletas africanos em força.

CROSS COUNTRYCROSS COUNTRY

HOJE ESTA MODALIDADE TEM O DOMINIO DOS AFRICANO.

CROSS COUNTRY

Veja também

Comentários