11
jan

Europa terá ciclovia de 70 mil Km ligando 43 países

“EuroVelo” terá trechos urbanos e rodoviários; favorecerá tanto turismo histórico quanto ecológico.
Uma megaciclovia com 70 mil quilômetros de extensão será contruída na Europa até 2020. A “EuroVelo” ligará 43 países em um total de 14 rotas de diferentes tamanhos. Ela poderá ser utilizada tanto por turistas em grandes viagens quanto pelas populações locais no deslocamento do dia a dia.
Cada uma das rotas recebeu um nome relacionado às paisagens e histórias encontradas durante o trajeto. A rota 14, por exemplo, foi batizada de “Cortina de Ferro”, uma alusão à Guerra Fria. Com 10.400 quilômetros e interligando 20 nações – entre elas Noruega, Rússia, Alemanha, Bulgária e Turquia – ela é a maior rota da megaciclovia.
Na Holanda, carona de bicicleta pode virar meio de transporte oficial
A Federação Europeia de Ciclistas, idealizadora do projeto, oferece em seu site oficial informações dos trechos que já estão prontos. Além de um mapa interativo das rotas, também é possível visualizar os principais pontos turísticos que serão encontrados pelo ciclista.
Assista ao vídeo de divulgação da “EuroVelo” (em inglês):

Na verdade… são rotas cicláveis: algumas são em ciclovia, outras em ecovia, outras em trilhos partilhados com pedestres, outros em estradas com muito pouco movimento automóvel.

Untitled 12

Veja também

Comentários