20
mai

Acessórios que não podem faltar na sua Bike

Muito se fala na mobilidade urbana e a bicicleta é um dos principais veiculos, mas voce esta preparado para isto?
Andar de bicicleta é uma delícia. Além de ser um meio de transporte limpo, por não produzir gazes poluentes, pedalar faz muito bem à sua saúde. Mas antes de comprar a sua bicicleta e sair andando por ai, é preciso saber quais acessórios são essenciais para deixar sua pedalada mais segura e eficiente. Por este motivo listamos abaixo oito itens que não podem faltar na sua bike.

NR1_3337

Capacete

Gostaríamos de começar este texto falando da importância deste item que não é da bicicleta, mas é essencial para quem pedala: o capacete. Apesar de não ser considerado um acessório obrigatório pelo Código de Trânsito Brasileiro, transitar de bicicleta sem capacete pode ser considerado uma irresponsabilidade, visto que esta atividade não está livre de pequenos acidentes, mesmo que sejam causados por momentos de distração. Só o capacete vai proteger sua integridade após uma queda ou um acidente mais grave, por isto não deixe de adquirir um destes quando for comprar sua bike.
???????????????????????????????

Sinalização dianteira
Outro item obrigatório pelo Código Brasileiro de Trânsito é a sinalização dianteira da bicicleta, para períodos noturnos. Esta sinalização deve ser de coloração branca e pode piscar ou não. A intenção é alertar motoristas e pedestres sobre a presença de uma bicicleta naquele local, visto que este meio de transporte não tem iluminação própria, dificultando sua visualização a noite.
Sinalização traseira e lateral
Assim como a sinalização dianteira, o refletor traseiro e lateral também são itens obrigatórios pelo Código de Trânsito Brasileiro. A intenção é a mesma do refletor dianteiro, que é identificar a bicicleta em períodos noturnos e sem iluminação.
Retrovisor
Fechando a lista de itens obrigatórios na sua bicicleta vem o retrovisor. Este item é tão importante quanto o espelho retrovisor de um carro, já que ele é a maneira mais segura de transmitir ao ciclista o que está ocorrendo atrás de sua bike. Só com ele é possível ultrapassar ou mudar de faixa com segurança em cima de uma bicicleta.
Roupas coloridas
Ciclistas devem, sempre que possível, utilizar vestimentas leves e com cores fortes e chamativas. Como a bicicleta é um meio de transporte veloz e, muitas vezes, pouco visível, a utilização destas roupas facilita a identificação de ciclistas por carros e pedestres, diminuindo riscos de acidentes.
Kit segurança
Você já parou pra pensar que, ao andar de bicicleta, você pode ser pego de surpresa por algum pneu furado ou algum problema no mecanismo da bike? Por este motivo, muitas lojas de esporte estão começando a vender kits de segurança, que comportam desde pequenas bombaspara pneus furados, até itens de primeiros socorros, caso seja necessário fazer algum pequeno curativo.
Queremos saber um pouco de você leitor. Quais itens acima você já adquiriu? Sente falta de algum que não falamos aqui? Conte para nós no espaço reservado para comentários abaixo!

images 1

images

https://www.facebook.com/japao.carvalho

www.byjapao.com.br

https://www.youtube.com/channel/UCYGPLfo8KhRkrxJFf0bMe0g

japao@byjapao.com.br

Veja também

Comentários