29
set

CICLOTURISMO NA ITALIA: uma experiência única!

?????????????Crianças, adolescentes, adultos e Terceira Idade com os mais diversos estilos de bike, nas ruas ou nas estradas, e com os mais diferentes objetivos – brincando, locomovendo, treinando, ou se exercitando.  Ruas com ciclovias, metrôs e ônibus  adaptados para  o transporte de bikes, lojas, restaurantes e cafés com locais próprios para estacioná-las. Motoristas e pedestres em harmonia e respeito com os ciclistas. Sim, esse contexto, que nos parece um sonho, existe!! Aqui  na Itália, assim como em muitos outros países europeus, as bikes estão por toda a parte, as estradas estão repletas de ciclistas treinando, o que mostra uma verdadeira cultura viva do ciclismo!

soubh1soubh10

E, é justamente nessa realidade, que o cicloturismo, em tão pouco tempo, vem se desenvolvendo a “largas pedaladas” e conquistando pessoas que, como eu, têm em comum duas paixões: viagem e ciclismo.

Irresistível, por isso, me pareceu o Roteiro elaborado pela ITALY BIKE TOUR, juntamente com o HOTEL GAMBRINUS, integrante da rede Riccione Bike Hotels e a BY JAPÃO (sua parceira no Brasil): Training Camp de ciclismo, com a duração de sete dias na Região da Emiglia Romana, sob a orientação de guias ciclistas especializados (ex profissionais), incluindo uniforme de alta qualidade, serviço de lavanderia para os mesmos, três refeições diárias e  excelentes bikes da marca Fondriest  (ex campeão mundial e italiano).

soubh4soubh3

Além da minha grande expectativa, levei na mala apenas roupas usuais  e alguns acessórios pessoais de ciclista, como capacete, luvas, pedais, sapatilha, óculos e corta-vento. Um alívio, aliás, não ter que me preocupar com transporte de bike, pois quem já viajou sabe muito bem como é desgastante e dispendioso o transporte aéreo das nossas queridinhas…

Distante cerca de uma hora e meia de Bologna, em Riccione, nos hospedamos no Hotel Gambrinus que além de uma localização privilegiada( 100mts da praia), um serviço impecável e uma comidinha irresistível… tem um diferencial: é gerenciado por Mariagrazia Nicoletti, administradora extremamente competente e uma anfitriã daquelas de nos deixar sentindo totalmente em casa!

IMG-20150916-WA0068

Por volta das 9:00 hrs, começamos os pedais e os guias, muito atenciosos e preocupados com o bem estar do grupo, nos levam para conhecer lugares lindos como San Marino, e também locais famosos entre os ciclistas, como o Monte Carpegna e o monumento a Marco Pantani, em CESENATICO.

Dois dias foram destinados à Clínica de Ciclismo, sob a orientação do ex- ciclista profissional Fabio Sacchi, que durante o pedal, nos ensinou importantes técnicas e fez valiosas correções para cada um do grupo.

Dessa forma, o programa de cicloturismo atende tanto ao ciclista amador, como ao ciclista de competição, pois além de pedais leves, em que se pode conhecer um pouco mais da região, e da cultura, há também pedais com subidas duras, descidas íngremes, em que o conhecimento das técnicas de ciclismo se mostram essenciais.

soubh8cats - Copy

Chegando dos pedais e após repor as energias no buffet servido no Hotel, iniciam as deliciosas tardes com visitas a bike shops e às cidades vizinhas, como a charmosa Rimini, sempre acompanhados pela gentil  proprietária da agência Bike Tour Italy, Cecíclia Rocha Mendes, parceira da By Japão.

À noite, nos rendemos uma vez mais, à rica culinária italiana e, após o jantar, ainda saímos para umas voltinhas na cidade, acompanhadas de uma cervejinha para os que a apreciam, mas  sempre com um ótimo bate-papo.

soubh5 San Marino e Residencia de valentino Rossi    cats

Se até este momento a viagem já estava perfeita, ficou melhor ainda com a chegada da Seleção Profissional Italiana de Ciclismo, com o maior astro  e campeão do Tour de France e do Giro d’Itália, Francesco Nibali, que ficariam hospedados no “nosso” hotel!! E .., claro…, aqui entrou em ação mais uma vez a super Mariagrazia para que pudéssemos fazer uma tietagem “básica”e registrar o momento com algumas fotos (na verdade…muitas fotos!)

cats23    Monte Carpegna 1445mtscats - Copy (2)  Seleção Italiana e Francesco Nibali

Domingo foi “dia livre”, e escolhi ir de trem até Bologna para conhecer o centro histórico da tão famosa Cidade Vermelha.  Na estonteante Piazza Maggiore acontecia uma Amostra de Bicicleta. Além de sessões de venda de bike usadas, workshops para crianças aprenderem a pedalar no trânsito, havia uma Mostra Antichi Mestieri in Bicicletta, ou seja, uma exposição de bikes antigas destinadas as mais diversas profissões: sorveteiro, peixeiro, leiteiro, barbeiro, padre, estudante, fotógrafo, sapateiro, bombeiro… cada bike mais charmosa e interessante que a outra….

soubh11

Como diz o ditado… “tudo que é bom dura pouco”…. é chegado o último dia..Fechamos, no entanto, com chave de ouro: um pedal  leve, guiado por um ciclista de setenta e cinco anos, que não poupou esforços em nos guiar por paisagens que pareciam pinturas, nos mostrar a famosa fabricação do Formaggio di Fosso e durante o almoço em Il Livorno, até cantou e mostrou sua habilidade em beber na taça de cabeça para baixo!  Ficou a lição: não interessa a idade… o ciclismo rejuvenesce a alma!

Em nossa ultima saída, saboreamos a tradicional pizza “ai metri” com os nossos novos amigos e com a honrosa presença de Daniele Tosi, diretor do Challenge Rimini. Conversas e gargalhadas a la Brazil e Itália!!!

33     sobh3

Mas tínhamos que arrumar as malas. Agora é aquela horinha em que o coração aperta… hora de despedir de pessoas que se tornaram especiais, que nos provaram que os italianos, assim como os brasileiros, são carismáticos, atenciosos, alegres e excelentes anfitriões e que, no meio desse esporte, ainda é mais fácil fazer amizades!

?????????????598560_479631358718127_1774065480_n-horzdownload (1)

Levo comigo boas lembranças, memórias de inesquecíveis paisagens, o encanto por pessoas especiais e saudades dessa experiência única do meu primeiro (de muitos, com certeza!) cicloturismo na dolce Itália.

Texto by : Flavia Camello

www.byjapão.com.br

facebook: japao carvalho

https://www.youtube.com/channel/UCYGPLfo8KhRkrxJFf0bMe0g

Veja também

Comentários