26
jun

COMO AMSTERDAM SE TORNOU O PARAÍSO DA BICICLETA

images (9)images (13)images (10)

Qualquer um que já tentou fazer o seu caminho através do centro de Amesterdãm, em um carro sabe disso: a cidade é propriedade de ciclistas. Eles correm em enxames pelas ruas, protegidos pelas regras de trânsito, tendo preferencia sempre que quiserem, tornando os motoristas impotentes por seus números.

download (1)images (4)

Os Ciclistas  são soberanos em Amesterdãm e muitas dores foram tomadas para acomodá-los: a cidade está equipada com uma elaborada rede de ciclo-vias e faixas de rodagem, de modo seguro e confortável que até mesmo crianças e idosos usam bicicletas como o modo de transporte mais fácil. Não é só  Amesterdãm, que possui uma rede de ciclo-vias, é claro; você vai encontrá-los em todas as cidades holandesas.

Os holandeses levam isto com seriedade; eles ainda tendem a acreditar que estas ciclo-vias  já existiam desde o início dos tempos. Mas isso não é certamente o caso. Houve um tempo, nos anos 1950 e 60, quando os ciclistas estavam sob grave ameaça de ser expulso de cidades holandesas pelo número crescente de carros. Só graças ao ativismo feroz e uma série de acontecimentos decisivos  Amsterdãm conseguiu tornar-se o que é, sem dúvida, agora: a capital da bicicleta do mundo.

download (1)2b780485-9d03-465c-b9a8-3fa00614cff2-1020x582

Veja também

Comentários